Na entrevista que fiz com Benjamin Back, um assunto, dentre outros, me chamou a atenção. Para quem não sabia, Juca Kfouri saiu da RedeTV por não concordar com essa velha/nova chatice da televisão: a propaganda, ou o merchandising, o popular ‘merchan’.
Juca não foi o único. Jorge Kajuru esbarrou nesse problema, e também abandonou a televisão aberta. Ter propagandas nos programas esportivos, ou em qualquer outro, é necessário hoje em dia. São essas empresas que pagam o salário (ou aumentam ele) de quem está lá aparecendo no seu visor. É esse dinheiro que põe o programa no ar.
É chato, e até insuportável, acompanhar um programa que faz ‘merchans’ de cinco em cinco minutos. O rei da propaganda todos sabem quem é, o ‘comerciante’ Milton Neves. Ele ganha rios de dinheiro com isso. Considero o Milton um grande apresentador, assim como um grande vendedor. Ele sabe vender como ninguém o seu produto.
Por ter um lado irreverente, Milton Neves agrada a muita gente, assim como desagrada a um bocado de telespectadores. Mas convenhamos, a propaganda estraga o seu programa. Muitas vezes eu desisto de acompanhar o ‘Terceiro Tempo’, da TV Bandeirantes, por esse exagero de anúncios. É desanimador.
Por isso, enfatizo os canais fechados. Lá não temos esse grande empecilho. Destaco a ESPN Brasil, que possui alguns dos melhores comentaristas do jornalismo esportivo, e você se sente ‘em casa’ assistindo a eles. Você se identifica com os programas.
A propaganda tomou proporções exageradas, e está invadindo até os uniformes de algumas equipes de futebol, vide pelo Corinthians. Uma vez que temos patrocínio até nas axilas dos jogadores, devemos nos preocupar. Como diria Vanderlei Luxemburgo, esse é o mundo do business.
1 agosto, 2009 at 01:18
Tem que ver tb que é a propaganda que leva os programas ao ar. Se não fosse o Milton e seus merchans seu programa seria apresentado no fim de noite.
1 agosto, 2009 at 01:39
Entao….
tem que ter propaganda…..nao falo como publicitario….mas se voce pensar….é um poder maior….dentro de um plano….plano de midia….plano de estrategia de marca….tudo conta…..para atingir determinados publicos alvos…
e outra….
a do corinthians….foi a melhor sacada…..colocar nas axilas….uma marca de desodorante….é genial.
eu concordo com voce….é uma merda quano o merchaneves fica parando de 1 em e minuto pra anunciar alguam coisa….
mas….é a vida
Vlw!
1 agosto, 2009 at 14:18
Jornalista de TV precisa de Propaganda, mané. Se não fosse os anúncios do meu jornal, eu estaria desempregado.
O que não pode é um atrapalhar o espaço do outro. Hora de noticiar é hora de noticiar, hora de vender é de vender.
E ponto.
Um abraço.
1 agosto, 2009 at 14:41
Concordo, e sei da importância do patrocínio para a televisão. Mas isso não me impede de odiar essa situação!!!
Um abraço!!!